Contactos
R. Eng. Francisco D'Ordaz Caldeira Lucas, Lt. 91, R/C
Castelo Branco
Telf - 961 940 703
Responsável
Tatiana Filipa Pires Resende
Tel- 961 940 703
Cargo do Responsável - Presidente da Direção
Tipologia - Associação e outras organizações da economia social
Objetivos -
Lazer / Cultura / Recreativo
Somos uma jovem associação composta por uma jovem equipa, onde se contam mais de uma dezena de anos de objetivos claros e definidos que se baseiam sobretudo na realização de iniciativas culturais, sociais, recreativas e lúdicas que visam acima de tudo contribuir para a formação e educação cívica e associativa dos jovens.
Temos ao longo deste tempo vindo a marcar a nossa posição, mostrando as nossas capacidades e valências alcançando assim muitas conquistas.
As atividades recreativas predominam e são largamente procuradas, pelo que existe um calendário anual de atividades.
Passeios pedestres, passeios de motorizadas antigas, participação no desfile carnavalesco da cidade, ocupação de tempos livres são algumas das atividades mais antigas da associação.
Outras atividades têm sido desenvolvidas, como ginástica, aulas de zumba, workshops, ações solidárias, festas de verão e temáticas.
O associativismo juvenil é um meio de exercício de cidadania, as associações são espaços onde se ganha o sentido de pertença a uma comunidade democrática, são espaços onde se adquirem e se desenvolvem conhecimentos, a juventude é determinante para um futuro próspero e fazemos desta a nossa missão.
“Os Chibatas” Grupo de Percussão Tradicional de Castelo Branco
Com início em Outubro de 2012, em formação contínua desde então nos diferentes instrumentos, bombos, caixas, timbalões, OS CHIBATAS Grupo de Percussão Tradicional de Castelo Branco promovem a cultura musical na vertente da percussão entoando cantigas da Beira Baixa. Evolução tem sido palavra de ordem pelo toque do adufe, instrumento tradicional da beira baixa, formação em Gaita de Fole Transmontana e Galega, interpretação de temas e ritmos tradicionais mostrando as raízes da nossa cultura, bem como, recriações rítmicas, como "O Fortuna" de Carmina Burana, Safridu e originais como "Vai".
Os Chibatas transbordam vivacidade e animação nas suas representações através do misto de recordação e inovação. As representações na cidade, concelho, concelhos vizinhos, passando pelo alentejo até terras algarvias são prova da expansão do grupo além Castelo Branco e Beira Baixa. Os Encontros de Percussão Tradicional da Cidade de Castelo Branco organizados pelos CHIBATAS dão a conhecer aos albicastrenses e aos grupos participantes, oriundos de Norte a Sul do País, as suas interpretações e recriações na vertente mais tradicional do toque da percussão.
DOCUMENTOS
Estatutos