Contactos
Rua da Fonte Nova, Nº 1 Quinta da Fonte Nova, R/C Dtº. 6000 - 167
Castelo Branco
Telf - 272325126
Responsável
Arnaldo Braz
Telf - 272325126
Cargo do Responsável - Presidente de Direção
Tipologia - Associação e outras organizações da economia social
Objetivos -
Social
O Associativismo é na sociedade atual uma das manifestações mais visíveis do conjunto de transformações que têm vindo a acontecer nos mais variados sectores de atividade, e tem uma importância determinante nas regiões do Interior onde nos encontramos.
Todos os tipos de Associativismo manifestam atualmente aspetos que não podem deixar de ser tidos em conta em qualquer processo de desenvolvimento.
Por conseguinte, para qualquer processo de desenvolvimento, importa salientar, enquanto entidade pertencente ao terceiro setor, o reconhecer da importância do desenvolvimento local e dos contributos geradores de valor ao serviço da Economia social. O valor social gerado será aquele que impulsiona a intervenção social na promoção do emprego, do bem-estar social e de uma maior qualidade de vida dos cidadãos, da saúde, do desenvolvimento regional e local e a inclusão dos mais desfavorecidos.
Constituição da Associação
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento é uma Associação privada sem fins lucrativos que iniciou a sua atividade em 1998, tendo sido constituída para prestar respostas de integradas e geradoras de autonomia às necessidades identificadas pelos grupos mais vulneráveis do concelho de Castelo Branco, promovendo a sua inclusão social, igualdade de oportunidades e de género e não discriminação.
A Associação foi constituída em 23 de Abril de 1998, possui o CAE 94995 e o NIPC 504 256 360.
Missão e Estratégia
Tem como princípio fundamental o respeito pela igualdade e defesa dos direitos humanos e como missão desenvolver respostas de inclusão social articuladas e orientadas para o desenvolvimento das competências dos grupos de maior risco e vulnerabilidade, através da sua valorização pessoal, familiar, social e profissional, envolvendo a comunidade na resposta e na prevenção face às problemáticas identificadas. Assim atua-se no desenvolvimento da sua capacitação, geradora de competências de resiliência e de autonomia.
À Associação Amato Lusitano cabe implementar os seus planos de ação, desenvolvendo a um trabalho em rede com as instituições de cariz local, nacional e internacional. Consciente da importância da coesão social para a coesão territorial, as parcerias nas mais diversas áreas de atuação têm sido o reforço para o alcançar os objetivos que a Associação se propõe.
Com o intuito de mitigar os problemas socias e de criar formas de sustentabilidade, a Associação promoveu e promove candidaturas a vários Programas no âmbito da inclusão social e de igualdade de oportunidades, com o suporte de uma rede alargada de parcerias. Esta dinâmica de projetos tem promovido respostas mais articuladas com maior rapidez e eficiência, o que tem permitido criar vidas com projetos de vida.
As áreas de intervenção assentaram especialmente nos seguintes eixos:
·Apoio à vítima de violência, através do Núcleo Distrital de Apoio à Vítima;
·Apoio à comunidade imigrante, com a gestão de respostas integradas no acolhimento, integração e valorização do imigrante;
·Inserção Profissional com a gestão do Gabinete de Inserção Profissional de Castelo Branco;
·Apoio social, familiar e ações de solidariedade (Gabinete de Apoio às Famílias e Agência do Banco de Tempo de Castelo Branco);
·Apoio ao desenvolvimento de atividades para os Seniores através da USALBI - Universidade Sénior Albicastrense.